Veja os carros mais vendidos na Europa em cada país

Em 2016 o Volkswagen Golf e o Renault Clio foram os "campeões" de vendas na Europa, com o modelo da marca francesa a ser o carro mais vendido em Portugal. Agora, e numa altura em que já estamos a meio de 2017, é tempo de fazer um balanço e perceber se estas "contas" se alteraram...

E para isso, e com recurso a um estudo feito pela JATO Dynamics, descobrimos quais os modelos mais vendidos em cada país da Europa.

Sem surpresa, e tal como já tinha acontecido no ano anterior, o VW Wolf e o Renault Clio continuam a ser os modelos de eleição da grande maioria dos europeus. Cada um destes dois modelos é o líder das vendas em quatro países, com o Golf a dominar as vendas na Áustria, Bélgica, Alemanha, Luxemburgo e Noruega.

Por seu turno, o Renault Clio é "rei" na Croácia, França, Holanda, Eslovénia e tal como acontecia em 2016… Portugal! Este modelo francês continua a ser o "best-seller" no nosso país, tendo registado 4542 vendas. Este valor permitiu-lhe ficar à frente do Renault Mégane (2445 unidades) e do Peugeot 208 (2717 unidades), sendo que este último é o automóvel mais vendido na Dinamarca, onde já foram vendidos 3847 exemplares.

O Skoda Octavia é o modelo que fecha o "pódio", uma vez que é o automóvel mais vendido em quatro países europeus: Estónia, Finlândia, Suíça e República Checa, sendo que neste último país, a "casa" da Skoda, o Octavia já leva 9040 unidades vendidas e o Skoda Fabia já vendeu 7161 exemplares. Este último lidera ainda as "contas" na Polónia (6359 unidades) e na Eslováquia (1734).

É ainda de destacar o facto de algumas marcas mandarem nas suas "casas". Já vimos o exemplo do Clio, na França, do Golf, na Alemanha, e do Octavia na República Checa. Mas há mais. O Seat Ibiza é o campeão das vendas em Espanha, com 14,022 unidades vendidas. Os Volvo S90 e V90 são a escolha dos suecos, com 7631 vendas até ao momento. O Fiat Panda é líder em Itália, com 59,965 modelos vendidos. E na Roménia o "best-seller" é o Dacia Logan, como não poderia deixar de ser, tendo vendido 4018 unidades até ao momento.

Confira os veículos mais vendidos até ao momento em 2017, país a país:

Alemanha: Volkswagen Golf
Áustria: Volkswagen Golf
Bélgica: Volkswagen Golf
Croácia: Renault Clio
Dinamarca: Peugeot 208
Eslováquia: Skoda Fabia
Eslovénia: Renault Clio
Espanha: Seat Ibiza
Estónia: Skoda Octavia
Finlândia: Skoda Octavia
França: Renault Clio
Grã-Bertanha: Ford Fiesta
Grécia: Toyota Yaris
Hungria: Suzuki Vitara
Irlanda: Hyundai Tucson
Itália: Fiat Panda
Letónia: Nissan Qashqai
Lituânia: Fiat 500
Luxemburgo: Volkswagen Golf
Noruega: Volkswagen Golf
Holanda: Renault Clio
Polónia: Skoda Fabia
Portugal: Renault Clio
República Checa: Skoda Octavia
Roménia: Dacia Logan
Eslováquia: Skoda Fabia
Eslovénia: Renault Clio
Suécia: Volvo S90/V90
Suíça: Skoda Octavia

Em destaque